A hipófise é uma glândula localizada na base do crânio, o Tumor de Hipófise ou também chamado de adenoma hipofisário em sua maioria benigno. Os adenomas de hipófise representam cerca de 15% dos tumores intracranianos e apenas 0,1% dos casos é maligno.
O adenoma pode produzir hormônios hipofisários, podendo ser hormônio do crescimento causando gigantismo ou acromegalia; Se produtor de prolactina pode desencadear galactorréia (produção de leite pelas mamas de homens e/ou de mulheres no caso não relacionado a gestação).
O excesso de cortisol pode levar ao surgimento da doença de Cushing, que pode gerar aumento de peso, estrias, e ainda favorecer o desenvolvimento de hipertensão, diabetes, entre outras doenças.
Tipos
– Adenomas funcionantes ou Secretores: Quando liberam hormônios em excesso
– Adenomas não funcionantes ou não secretores: Quando não produzem hormônios
Observação: Outro tipo de tumor que pode ocorrer na região onde fica a hipófise ou próximo a ela, mas não é um tumor da hipófise, é o craniofaringioma. Os craniofaringiomas são geralmente benignos, porém podem causar sintomas pelo crescimento do tumor e consequente compressão de estruturas adjacentes.
Por exemplo, quando há compressão do quiasma óptico com sintomas de alteração da visão.
Agende agora e conheça o padrão de excelência em cuidados médicos! Experimente atendimento excepcional e de altíssima qualidade. 🩺💼